NOSSA INSTITUIÇÃO
De acordo com o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil,
seguimos as Linhas Pedagógicas Construtivistas e Sócias internacionalista.
Não há uma concepção única de infância. Há sim uma diversidade de
concepções que influenciam a forma como cada sociedade, comunidade ou grupo se
relaciona com suas crianças, o que torna importante a busca de uma maior
compreensão dessas concepções. É claro que cada concepção, sendo uma maneira
própria de explicar e compreender a criança traz consigo modos específicos de
cuidado e educação. Para as crianças se desenvolverem e aprenderem sobre o
mundo em que vivem, precisa interagir física, afetiva, social, intelectual e
culturalmente na vida familiar e comunitária em que estão inseridas.
O nosso Centro possibilita o desenvolvimento integral da criança nos
aspectos físico, cognitivo, social e afetivo. Educar no CEMEI significa
propiciar situações que contribuam para o desenvolvimento da imaginação, dos
processos criativos e para a apropriação do conhecimento pelas crianças,
através das diferentes formas de interação humana – social, afetiva, lúdica, e
pedagógica. Para tanto, o aspecto cognitivo não recebe atenção maior que as
demais dimensões envolvidas no processo de constituição da criança.
Também é importante lembrar que a brincadeira é mais uma possibilidade que as nossas crianças têm para se
expressarem, representarem, compreenderem e transformarem o mundo. Portanto,
educar as crianças requer que nos professores inclua e valorizem as muitas
brincadeiras no cotidiano do nosso Centro.
Enfim, educar e cuidar no nosso CEMEI significa respeitar e garantir os
direitos de todas as crianças ao bem-estar, à expressão, ao movimento, à segurança,
à brincadeira, ao contato com a natureza e com o conhecimento independente de
gênero, ética ou religião.
Ë fundamental que nossa instituição sempre tenha uma forma de
organização de trabalho coerente com as especificidades das crianças de cada
faixa etária, que lhes permitam apropriar-se progressivamente de conhecimentos,
valores, procedimentos e instrumentos da cultura e, ao mesmo tempo, se sentirem
acolhidos nesse espaço coletivo de cuidado/educação.
Nosso objetivo é que, nosso
Centro de Educação Infantil possa ser o segundo lar de nossas crianças sendo um
local agradável, onde os pais depositam toda a confiança e que a criança
sinta-se a vontade e tenha prazer em freqüenta - lá.
No Centro de Educação existe a APMF e Conselho Escolar e tem como
objetivo um melhor funcionamento da instituição e no enriquecimento das
oportunidades educativas. Tem função consultiva, assessorando e emitindo parecer
colegiado de outras instâncias. O conselho exerce outros papéis como o de
mobilizar, apoiando , promovendo e estimulando iniciativas da instituição e,
ainda, o da fiscalização e aprovação da prestação de contas.
OBJETIVOS DA INSTITUIÇÃO
São objetivos
de Educação Infantil:
I. Garantir uma
educação básica unitária com liberdade de aprender e divulgar o pensamento
dentro de um conhecimento elaborado;
II. Construir
situações para enriquecimento da criança em seu meio, dando igualdade de condições
de acesso e permanência na instituição, vedada qualquer forma de discriminação
e segregação;
III. Contribuir
para a redução da mortalidade infantil e desnutrição;
IV. Incentivar
o aleitamento materno;
V. Controlar o
desenvolvimento, imunização e estimulação essencial.
VI. Motivar a
prevenção de excepcionalidade;
VII. Despertar
a formação da consciência crítica, enfocando o econômico, social, político e
ideológico;
VIII.
Complementar a alimentação e a educação nutricional em casos especiais;
IX. Detectar e
encaminhar casos de possíveis deficiências ou dificuldades aos profissionais
competentes;
X. Respeitar o
ritmo de aprendizagem, habilidades e interesses de cada criança e assim
promovendo a inclusão.
PROCESSO DE AVALIAÇÃO
A avaliação das crianças é
realizada através da observação das mesmas durante a prática pedagógica. Os registros
sobre as observações são realizados diariamente e os resultados obtidos são
utilizados pelo professor para analisar sua prática pedagógica, refletindo
quais os pontos que precisam ser retomados adiante, para onde precisa
direcionar a sua prática, fornecendo assim, ao professor, um diagnóstico de sua
turma com todas as particularidades de cada educando. O que facilitará o direcionamento da prática
pedagógica para suprir as necessidades da criança, facilitando dessa forma, o
desenvolvimento integral de todos. Sendo assim, podemos caracterizar a
avaliação praticada neste CEMEI como avaliação diagnóstica, processual e
formativa, como elemento indissociável do processo educativo que possibilita ao
professor definir critérios para planejar as atividades e criar situações que
gerem avanços na aprendizagem das crianças. A avaliação é realizada também de
acordo com a LDB 9394/96 artigo 31 que estabelece: “a avaliação far-se-á
mediante o acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de
promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.” No final desta avaliação,
vai ser feito pareceres das crianças sobre os diferentes aspectos do
desenvolvimento e da aprendizagem da criança.
O trabalho de CEMEI deve ter
continuidade em casa e vice-versa, por isso torna-se extremamente importante o
diálogo entre esses dois segmentos e considerando isto os professores de cada
turma fazem uma reunião a cada bimestre com os pais para que os mesmos sejam
informados sobre os processos de desenvolvimento de seus filhos e para que os
pais possam expressar seus desejos, anseios, satisfações em relação ao CEMEI.
PLANO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES
Todas as nossas professoras participam de cursos e aperfeiçoamento,
organizamos reuniões para discussão e aprimoramento da prática pedagógica.
Torna-se
bastante interessante e viável a troca de experiência entre todas as
profissionais do CEMEI, também entre os profissionais que trabalham com a mesma
faixa etária de educandos de vários CEMEI para inovações das praticas pedagógicas.
-
Formação de grupos de estudos;
-
Hora atividade;
-
Cursos de capacitação oferecidos pela secretaria Municipal de Educação e
N.R.E.;
-
Encontro anual da Educação;
-
Reuniões Pedagógicas;
-
Palestras e Seminário;
REFERÊNCIAS
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil/
ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília:
MEC/ SEF, 1998.
LDB, constituição /88 Del. 22/98.
OBS: Nossa Proposta Pedagógica esta sempre sendo reformulada e está disponível no CEMEI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário