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NOSSA INSTITUIÇÃO




De acordo com o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, seguimos as Linhas Pedagógicas Construtivistas e Sócias internacionalista.
Não há uma concepção única de infância. Há sim uma diversidade de concepções que influenciam a forma como cada sociedade, comunidade ou grupo se relaciona com suas crianças, o que torna importante a busca de uma maior compreensão dessas concepções. É claro que cada concepção, sendo uma maneira própria de explicar e compreender a criança traz consigo modos específicos de cuidado e educação. Para as crianças se desenvolverem e aprenderem sobre o mundo em que vivem, precisa interagir física, afetiva, social, intelectual e culturalmente na vida familiar e comunitária em que estão inseridas.
O nosso Centro possibilita o desenvolvimento integral da criança nos aspectos físico, cognitivo, social e afetivo. Educar no CEMEI significa propiciar situações que contribuam para o desenvolvimento da imaginação, dos processos criativos e para a apropriação do conhecimento pelas crianças, através das diferentes formas de interação humana – social, afetiva, lúdica, e pedagógica. Para tanto, o aspecto cognitivo não recebe atenção maior que as demais dimensões envolvidas no processo de constituição da criança.
Também é importante lembrar que a brincadeira é mais uma possibilidade  que as nossas crianças têm para se expressarem, representarem, compreenderem e transformarem o mundo. Portanto, educar as crianças requer que nos professores inclua e valorizem as muitas brincadeiras no cotidiano do nosso Centro.
Enfim, educar e cuidar no nosso CEMEI significa respeitar e garantir os direitos de todas as crianças ao bem-estar, à expressão, ao movimento, à segurança, à brincadeira, ao contato com a natureza e com o conhecimento independente de gênero, ética ou religião.
Ë fundamental que nossa instituição sempre tenha uma forma de organização de trabalho coerente com as especificidades das crianças de cada faixa etária, que lhes permitam apropriar-se progressivamente de conhecimentos, valores, procedimentos e instrumentos da cultura e, ao mesmo tempo, se sentirem acolhidos nesse espaço coletivo de cuidado/educação.          
 Nosso objetivo é que, nosso Centro de Educação Infantil possa ser o segundo lar de nossas crianças sendo um local agradável, onde os pais depositam toda a confiança e que a criança sinta-se a vontade e tenha prazer em freqüenta - lá.
No Centro de Educação existe a APMF e Conselho Escolar e tem como objetivo um melhor funcionamento da instituição e no enriquecimento das oportunidades educativas. Tem função consultiva, assessorando e emitindo parecer colegiado de outras instâncias. O conselho exerce outros papéis como o de mobilizar, apoiando , promovendo e estimulando iniciativas da instituição e, ainda, o da fiscalização e aprovação da prestação de contas.




OBJETIVOS DA INSTITUIÇÃO




            São objetivos de Educação Infantil:
          I. Garantir uma educação básica unitária com liberdade de aprender e divulgar o pensamento dentro de um conhecimento elaborado;
          II. Construir situações para enriquecimento da criança em seu meio, dando igualdade de condições de acesso e permanência na instituição, vedada qualquer forma de discriminação e segregação;
          III. Contribuir para a redução da mortalidade infantil e desnutrição;
          IV. Incentivar o aleitamento materno;
          V. Controlar o desenvolvimento, imunização e estimulação essencial.
          VI. Motivar a prevenção de excepcionalidade;
          VII. Despertar a formação da consciência crítica, enfocando o econômico, social, político e ideológico;
          VIII. Complementar a alimentação e a educação nutricional em casos especiais;
          IX. Detectar e encaminhar casos de possíveis deficiências ou dificuldades aos profissionais competentes;
          X. Respeitar o ritmo de aprendizagem, habilidades e interesses de cada criança e assim promovendo a inclusão.

 
PROCESSO DE AVALIAÇÃO


A avaliação das crianças é realizada através da observação das mesmas durante a prática pedagógica. Os registros sobre as observações são realizados diariamente e os resultados obtidos são utilizados pelo professor para analisar sua prática pedagógica, refletindo quais os pontos que precisam ser retomados adiante, para onde precisa direcionar a sua prática, fornecendo assim, ao professor, um diagnóstico de sua turma com todas as particularidades de cada educando.  O que facilitará o direcionamento da prática pedagógica para suprir as necessidades da criança, facilitando dessa forma, o desenvolvimento integral de todos. Sendo assim, podemos caracterizar a avaliação praticada neste CEMEI como avaliação diagnóstica, processual e formativa, como elemento indissociável do processo educativo que possibilita ao professor definir critérios para planejar as atividades e criar situações que gerem avanços na aprendizagem das crianças. A avaliação é realizada também de acordo com a LDB 9394/96 artigo 31 que estabelece: “a avaliação far-se-á mediante o acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.” No final desta avaliação, vai ser feito pareceres das crianças sobre os diferentes aspectos do desenvolvimento e da aprendizagem da criança.
O trabalho de CEMEI deve ter continuidade em casa e vice-versa, por isso torna-se extremamente importante o diálogo entre esses dois segmentos e considerando isto os professores de cada turma fazem uma reunião a cada bimestre com os pais para que os mesmos sejam informados sobre os processos de desenvolvimento de seus filhos e para que os pais possam expressar seus desejos, anseios, satisfações em relação ao CEMEI.


 
PLANO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES





               Todas as nossas professoras participam de cursos e aperfeiçoamento, organizamos reuniões para discussão e aprimoramento da prática pedagógica.
            Torna-se bastante interessante e viável a troca de experiência entre todas as profissionais do CEMEI, também entre os profissionais que trabalham com a mesma faixa etária de educandos de vários CEMEI para inovações das praticas pedagógicas.
                        - Formação de grupos de estudos;

                        - Hora atividade;

                        - Cursos de capacitação oferecidos pela secretaria Municipal de Educação e N.R.E.;

                        - Encontro anual da Educação;

                        - Reuniões Pedagógicas;

                        - Palestras e Seminário;



 

REFERÊNCIAS
           
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil/ ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/ SEF, 1998.
LDB, constituição /88 Del. 22/98.



OBS: Nossa Proposta Pedagógica esta sempre sendo reformulada e está disponível no CEMEI.

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